quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Monitoração ambiental permanente

Para garantir que a operação Central Nuclear de Angra não liberasse nenhum material radiativo para o meio ambiente, a Eletrobras Eletronuclear desenvolveu um permanente e rigoroso programa de monitoração. Este trabalho começou em 1978, quatro anos antes da entrada em operação da primeira usina nuclear brasileira, e foi chamado de programa pré-operacional.

Nessa época foi criado o Laboratório de Monitoração Ambiental. Sua missão inicial era realizar um vasto diagnóstico ambiental na área do entorno da futura central nuclear. Esse trabalho incluiu a medição dos níveis de radioatividade que estavam naturalmente presentes em diversos materiais. Essas matrizes foram escolhidas em função de sua abundância na região e de sua importância no cotidiano dos moradores locais. Elas incluem diversos tipos de amostras coletadas tanto em ambiente marinho quanto terrestre. Também são recolhidas periodicamente amostras de água de chuva e de partículas do ar retidas em filtros próprios.

As amostras são coletadas e analisadas regularmente desde antes do início da entrada em operação de Angra 1 em 1982. Isto permite que os técnicos da Eletrobras Eletronuclear possam comparar os dados obtidos nestes mais de trinta anos de monitoração.

O controle de qualidade das análises é realizado através de programas de intercomparação mantidos pela Agência Internacional de Energia Atômica, pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria, da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

+ EM http://www.eletronuclear.gov.br/Saibamais/Monitoraccedilatildeoambiental.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança