sábado, 30 de junho de 2012

CRIANÇAS POBRES E CRIANÇAS RICAS

Dois universos completamente diferentes. Estilos de roupas diferentes, degustação de alimentos diferente, uso dos recursos naturais diferentes, formas de curtir a infância completamente diferentes, acesso a escola e aos demais serviços (saúde, esporte...) totalmente diferentes... Assim é a disparidade entre dois universos que em tese são iguais – o universo das crianças.
       
     Esse absurdo social está tão bem impregnado em nós que não questionamos a “lei” quase que pétrea na nossa sociedade de que para as crianças ricas sejam dados computadores, celulares, internet etc, e para as crianças pobres: frete na feira livre da cidade, bico na carvoaria mais próxima, ajudante em trabalhos braçais em geral... Espere um pouco! Será que não são todas elas crianças? Quando o ECA foi elaborado, foi somente para as crianças ricas? E será que os nossos governantes não entenderam ainda o que o Art. 227 da Constituição Federal de 1988 quer dizer?!

Temos que romper com o pensamento atual para que ocorram as transformações sociais que almejamos. E a educação é a fonte dessas transformações. Os jovens devem ser educados no sentido de se tornarem sujeitos de sua própria história e não apenas instruídos e/ou adestrados, como querem alguns.


Eduardo Melo
Graduando em Serviço Social pela UNIT-EAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança