quarta-feira, 25 de julho de 2012

ANDROPAUSA

Todas as mulheres por volta dos 55anos de idade terão menopausa: diminuem os hormônios femininos, cessa a menstruação e não podem mais engravidar. Já os homens...Não temos um sinal como a menstruação e continuamos férteis. Mas as taxas hormonais também caem. A freqüência da queda da taxa de testosterona (hormônio masculino) não é uma regra como na mulher. Ou seja, nem todos os homens terão queda da testosterona e esta queda quando existe ocorre de maneira lenta, geralmente 10% por década.

Temos como ápice da dosagem de testosterona um adulto de 25 a 35 anos e a partir dessa idade a tendência é de queda. Estima-se que com 70 anos 40% dos homens terão testosterona abaixo do ideal. Vivendo cada vez mais e a medicina podendo ajudar a qualidade deste envelhecimento, é de fundamental necessidade que o medico esteja atento a questão da andropausa.

Sempre que nos referimos à reposição hormonal com testosterona aparecem dois dilemas. O primeiro que testosterona é usada para o doping, para trapacear, usado por atletas sem escrúpulos. E o maior mito, o risco de provocar câncer de próstata.

Os sintomas de queda da testosterona são:

SEXUAIS
- Queda da libido (desejo em ter relação sexual);
- Disfunção erétil (impotência);
- Diminuição do volume ejaculado;
- Diminuição da sensação do orgasmo.

COMPOSIÇÃO CORPORAL:
- Perda de força e massa muscular (braços e pernas fininhos);
- Aumento da gordura abdominal.

NEUROPSIQUICOS:
- Irritabilidade (ranzinza);
- Perda de cognição (memória);
- Insônia;
- Perda da vontade de viver (desestimulado);
- Sinais de depressão.


Os sinais de queda da testosterona são:
- Rarefação dos pêlos;
- Osteopenia;
- Anemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança