quarta-feira, 25 de julho de 2012

Três visões sobre três tragédia

Ricardo Galuppo
São três fatos que têm a mesma gênese e consequências que até podem diferir na quantidade de vítimas – mas têm como ponto comum o fato de encontrar pela frente pessoas inocentes que pagam com a vida pela estupidez alheia.

O mais antigo dos três aconteceu um ano atrás, na Noruega, quando o atirador Anders Behring Breivik matou 77 pessoas em Oslo e na ilha de Utoya.

Outro aconteceu no último fim de semana no estado americano do Colorado, quando um idiota chamado James Holmes assassinou 12 e feriu dezenas de pessoas que assistiam à pré-estreia do último filme da série Batman.

Finalmente ontem, “ativistas” que se escondem atrás do anonimato e de um grupo de fanáticos, o Al Qaeda, espalharam o terror por 19 cidades do Iraque e deixaram atrás das explosões de suas bombas um rastro de 111 mortos.

Nenhuma das pessoas que morreram nas três tragédias estava engajada em ações contra seus assassinos. Foram colhidas de surpresa enquanto trabalhavam, se divertiam ou participavam de atividades pacíficas em torno da causa em que acreditavam – uma causa que inclui a paz e a democracia, como era o caso dos jovens que estavam no encontro do Partido Trabalhista, na Noruega.

Além da revolta pelas mortes e da covardia dos assassinos, o que chama atenção nesses episódios é o tratamento que os criminosos e suas vítimas recebem na imprensa internacional – inclusive a brasileira.

O norueguês Breivik é mostrado como um fanático e suas vítimas, como pessoas que deram a vida por uma causa nobre.

O americano Holmes foi descrito pelas agências internacionais como alguém de “olhar perdido e triste” e suas vítimas, como integrantes de uma sociedade cujos valores as expõem a esse tipo de circunstância.



+ EM http://www.imil.org.br/artigos/tres-visoes-sobre-tres-tragedia/?tag=politica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança