Igreja Universal faz campanha por Russomanno no dia da eleição

SÃO PAULO – "Vota no Russomanno hoje, tá?", disse o garoto na saída do culto da catedral da Igreja Universal do Reino de Deus, na manhã deste domingo, 7, entregando o santinho do candidato do PRB a prefeito de São Paulo, Celso Russomanno, ao lado do pastor Jean Madeira, que disputa uma vaga a vereador pelo partido. Santinhos, adesivos e propaganda eram distribuídos também no estacionamento, dentro das dependências do templo, na Avenida João Dias. Distribuir material de campanha dos candidatos em dia de eleição caracteriza boca de urna e é crime.

O material foi distribuído ao final do culto das 9h30, comandado pelo bispo Edir Macedo, dono da TV Record e da Igreja Universal, ligada ao PRB de Russomanno. Cerca de seis mil pessoas atenderam ao culto, segundo a organização. Ao final do culto anterior, das 7 horas, liderado pelo bispo Adilson, também houve distribuição. "Quem vai votar hoje, use a cabeça", disse o pastor na saída dos fiéis que logo em seguida recebiam um santinho com a foto de Russomanno e Madeira.

"A legislação é clara: distribuir material de campanha em dia de eleição não apenas é proibido, com é crime eleitoral. É boca de urna, independentemente da distância que esteja do local de votação", explica o advogado Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral. "No estacionamento de um templo, caracteriza duplo crime, porque templos, assim como estádios de futebol e estabelecimentos comerciais são considerados pela lei bens de uso comum e, portanto, não poderia ser distribuído material de propaganda de candidatos ali em nenhum momento da campanha."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcello Melo Jr posta nudes em rede social e justifica: ‘Brincadeira com um amigo’

"Encoxadores de plantão": grupo no Facebook incentiva abusos sexuais no transporte público