sábado, 3 de novembro de 2012

A DESPEDIDA DE ALCINO – E O SERTÃO CHOROU...

Faltando poucos dias para o final de outubro, Alcino começou a sentir agravamento na enfermidade. No seu jeito de suportar tudo silenciosamente, e também pela enraizada esperança de recuperação, fazia tudo para não demonstrar as dores lhe afligindo ainda mais. Mas não precisava expressar verbalmente os sofrimentos. Tudo estava muito visível.

Num começo de tarde foi encaminhado para observação médica num hospital aracajuano, pois na capital sergipana tivera de forçosamente permanecer exatamente para receber pronto atendimento se algum problema maior ocorresse. Contudo, tal cuidado, se por um lado era necessário, por outro provocava problemas sérios psicológicos em Alcino.

Ora, por mais que se sentisse em franca recuperação, sempre esperançoso de readquirir ao menos parte da saúde fragilizada, psicologicamente vivia abalado pela distância de sua terra, de seu leito sertanejo. Como o escravo que intimamente chora o seu banzo por estar distante de sua tribo, e assim vai insuportavelmente se deteriorando, Alcino chorava por dentro a ausência daquilo que era sua vida: Nossa Senhora da Conceição do Poço Redondo.

Já não pedia para que colocassem suas músicas sertanejas, já não desejava ouvir tanto suas próprias músicas, as composições assinadas por ele. E isto acontecia logicamente para não sofrer ainda mais. Evitava, pois, povoar ainda mais a sua mente com as veredas espinhentas das caatingas, com a visão do amanhecer e do luar do sertão, com as lides de seus irmãos matutos debaixo do sol, com as histórias cangaceiras que tanto ajudou costurar na grande colcha dos mistérios e lendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança