terça-feira, 6 de novembro de 2012

Eleições nos EUA: entenda o sistema eleitoral estadunidense



Nessa terça-feira (06/11), Barack Obama e Mitt Romney duelam pela Presidência dos Estados Unidos em uma votação apertada. Porém, o número absoluto de votos não tem tanta importância. Ao contrário do Brasil, o candidato que receber mais votos não necessariamente será o novo presidente. Dono de um sistema eleitoral indireto, os EUA escolhem o chefe de estado e governo por meio do voto de 538 delegados, divididos entre os 50 estados que o compõem.

Funciona da seguinte forma: os norte-americanos votam em um colégio eleitoral dentro de seu Estado em um representante. Os representantes estatais eleitos pela população votam no candidato presidencial. O concorrente que obtiver a maioria de indicações no total dos Estados vence a eleição. Isso significa que Obama e Romney devem conquistar o voto de mais de 270 delegados para vencer a disputa.

Estados-chave
O número de representantes em cada um dos Estados do país é definido pelo censo populacional: quanto maior a população, mais delegados que votam diretamente no presidente. Na eleição deste ano, o Estado de Nova York, possui 29 delegados; a Califórnia, 55; o Texas, 38; e o Kansas, 6. De acordo com a média das últimas pesquisas eleitorais, o candidato democrata conquistou o voto de 277 colégios eleitorais contra 191 de Romney. A última sondagem da rede norte-americana CNN, no entanto, aponta que Obama possui apenas 237 votos de delegados e o republicano, 206.


Quem pode votar?
Diferentemente do Brasil, os norte-americanos não são obrigados a votar. Na última eleição presidencial, 131 milhões de pessoas ou 64% do eleitorado votaram, batendo todos os recordes de comparecimento. Para incentivar a participação do eleitorado, as autoridades do país criaram mecanismos que facilitam o voto, mas que variam de acordo com o Estado.

Em algumas localidades, as urnas são abertas em muitos dias para que os norte-americanos possam votar antecipadamente. De acordo com pesquisa de Universidade George Mason, mais de 31 milhões de eleitores já votaram em 34 unidades federativas nesta eleição presidencial. Em todos os Estados, os eleitores também podem votar em casa, com uma célula recebida pelo correio e enviada via postal.

Segundo a lei federal, todos os estados devem permitir o voto de pessoas maiores de 18 anos e não podem negar o sufrágio pela raça e sexo. Além dessas qualificações básicas, é de responsabilidade do estado definir a elegibilidade dos eleitores. Em alguns estados, como o Kentucky, a participação de prisioneiros é vetada e em outros, pessoas consideradas “loucas” também não recebem o direito de participação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança