Alunos com altas habilidades e superdotados: como identificá-los?
Como identificar alunos com altas habilidades e superdotados em sala de aula? O que fazer para estimular estes jovens diante de sua facilidade em aprender os conteúdos das disciplinas? De acordo com a presidente do Conselho Nacional de Altas Habilidades e Coordenadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação da Universidade Federal Fluminense (UFF) Cristina Delou, o aluno com altas habilidades é aquele que apresenta alto potencial ou desempenho em diferentes áreas do conhecimento humano. Portanto, diferentemente do que se pensava, é possível que uma criança tenha habilidade específica em artes e seja um péssimo aluno em matemática. Segundo a Resolução de 2 de outubro de 2009, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, alunos com altas habilidades/superdotação são aqueles que “apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade”.
Comentários
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!
Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.