Nova gripe aviária pode ser transmitida entre mamíferos

O novo vírus da gripe aviária H7N9 matou 36 pessoas na China
 desde que foi descoberto em março. 
Até agora, a principal preocupação das autoridades era impedir sua transmissão 
das aves para seres humanos, mas uma nova pesquisa mostrou que ele também pode ser transmitido entre mamíferos (Aly Song/Reuters)


Um novo estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science mostra que a nova cepa do vírus da gripe aviária H7N9 tem a capacidade de ser transmitida entre mamíferos, inclusive por via aérea. Segundo os pesquisadores da Universidade de Hong Kong, isso demonstra que o vírus poderia, em condições específicas, ser propagado também entre seres humanos, aumentando o risco de uma pandemia.
Nesta pesquisa, os cientistas infectaram seis furões com o novo vírus. Um dia depois, três furões sadios foram colocados na mesma jaula que os infectados, e outros três em uma jaula vizinha. Os três que estavam na mesma jaula contraíram a doença. Um dos animais da jaula vizinha também foi infectado, demonstrando que a transmissão pode se dar inclusive pelo ar.

Segundo os pesquisadores, isso pode significar que, em situações semelhantes, a doença também poderia ser transmitida entre seres humanos. "As descobertas sugerem que uma ameaça de pandemia não pode ser excluída", disse a equipe de pesquisa, comandada pelo biólogo Yi Guan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcello Melo Jr posta nudes em rede social e justifica: ‘Brincadeira com um amigo’

"Encoxadores de plantão": grupo no Facebook incentiva abusos sexuais no transporte público