quinta-feira, 27 de março de 2014

Irrigantes da Cohidro em Canindé apostam na agricultura orgânica‏

O Projeto Portal Girassol fez surgir cinco pequenos agricultores orgânicos no Perímetro Irrigado Califórnia, da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). Esses produtores, do município de Canindé de São Francisco, já tinham a intenção de converter suas atividades de horticultura e fruticultura aos métodos agroecológicos de produção, mas por iniciativa da Empresa, se organizaram em mutirão para construir estufas de plantio de mudas e agora se juntam em associação para requerer o registro no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para que eles consigam a autorização federal que os permita vender seus produtos, diretamente ao consumidor, como orgânicos e comercializar pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA - Frutos da Terra), da Conab, vão precisar criar uma Organização de Controle Social (OCS), como explica o diretor de Irrigação da Cohidro, João Quintiliano. “Os irrigantes podem optar pela formalização do cultivo agroecológico, desde que se mobilizem e assumam o compromisso de não usar agroquímicos e seguir técnicas de cultivo orgânico. A nossa Companhia presta todo suporte aos interessados, mas quem vai atestar a autenticidade do caráter orgânico da OCS, assim como fiscalizar sua produção, é o Ministério da Agricultura”.

Fator motivador para criação do grupo de orgânicos no Perímetro Califórnia, foi a chegada – em outubro de 2013 – do servidor Tito Reis. Técnico agrícola e acadêmico em Agroecologia, Tito identificou os produtores que com apreço à ideia dos produtos livre de agrotóxicos e os mobilizou. “Prestando assistência a aplicação do receituário agronômico, ao qual fui designado em Canindé, conheci esses irrigantes. Alguns já tentavam fazer seus cultivos de forma orgânica, outros só tinham ouvido falar, mas reconheciam a importância e os benefícios que ela trazia. Foi assim que comecei a os organizar, alguns nem se conheciam e fiz esta ligação, que começou a tomar forma a partir do momento em que realizamos o mutirão para construção das estufas, que terminaram há cerca de uma semana”, contou o idealizador do Projeto Portal Girassol.



http://www.cohidro.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=422

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança