quinta-feira, 26 de junho de 2014

Complexo com sinagoga, igreja e mesquita será construído em Berlim, na Alemanha

RIO - Um concurso de arquitetura foi feito para abrigar uma construção que contemplará uma sinagoga, uma igreja e uma mesquita que será localizada em Petriplatz, coração da cidade de Berlim, na Alemanha.

 O prédio, que se chamará “House of One“, possuirá um edifício central alto que será utilizado como um centro de encontro das religiões e três câmaras ligadas, cada uma com um templo. De acordo com o líder judaico Rabbi Tovia Ben Chorin, a escolha de onde será construído possui uma questão simbólica, por ser o local onde o sofrimento dos judeus foi planejado e, segundo contou para o site da BBC, será onde as três religiões monoteístas que moldaram a cultura europeus se encontrarão.

Sobre a dificuldade de conviver em conjunto, Chorin afirma que é possível.

— Nós podemos. Existem pessoas que não podem viver em conjunto. Dentro de cada grupo, esse será o nosso problema mas você deve começar a trazer esta convivência em algum lugar.

O imã Kadir Sanci vê a casa como “um sinal para o mundo de que a grande maioria dos muçulmanos são pacíficos e não violentos”.
Cada área de cada religião será do mesmo tamanho porém com um formato diferente.

— Cada espaço foi projetado de acordo com as demandas e particularidades de cada fé. Há dois níveis, por exemplo, para a sinagoga e a mesquita mas não há para a igreja que terá um órgão — afirmou Wilfried Kuehn, arquiteto do projeto.

Kuehn afirmou que ao pesquisarem sobre as religiões viram que suas estruturas arquitetônicas não são tão diferentes.

— Isso é sobre voltar as origens quando essas três religiões eram próximas e compartilhavam muito de suas arquiteturas.

No passado, as diferentes crenças utilizavam os mesmo prédios mas nunca no mesmo período. Mesquitas no sul da Espanha tornaram-se catedrais católicas depois. Na Turquia, igrejas transformaram-se em mesquitas. A diferença é que neste prédio as três religiões eram contempladas em um mesmo espaço de forma compartilhada.

A ideia surgiu dos católicos e o local também possui um simbolismo para os mesmos. Foi o espaço em que a primeira igreja de Berlim foi construída no século 12. Com a Segunda Guerra Mundial, a igreja ficou altamente deteriorada e depois foi destruída por autoridades da Alemanha Oriental.

Por enquanto, a iniciativa conta com doações mais ainda não conseguiu 1% da meta de 43,5 milhões de euros para a construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança