quarta-feira, 1 de abril de 2015

A foto que quebrou o coração da internet

A jornalista e fotógrafa Nadia AbuShaban publicou em seu Twitter uma imagem que se espalhou pela internet em vários países do mundo em minutos. A foto mostra uma criança síria com as mãos para cima, assustada, em sinal de rendição, aparentemente acreditando que nas mãos do fotógrafo há uma arma ao invés de uma câmera. Nadia não é a autora da imagem, mas a responsável por torná-la viral.
FONTE: https://twitter.com/nadiaabushaban

Alguns sites internacionais não conseguiram identificar, a princípio, se a criança da foto era um menino ou uma menina. Posteriormente, a BBC confirmou que se trata de uma garotinha – Hudea, de apenas 4 anos.

Após muitos questionamentos sobre a veracidade da imagem, internautas se dispuseram a encontrar a sua origem e, para tanto, vasculharam o Imgur – site de compartilhamento de imagens. 

Descobriram que a foto é verdadeira, mas tirada no ano passado. O autor é Osman Sağırlı, um fotógrafo turco.

Sağırl, que agora trabalha na Tanzânia, deu uma entrevista à BBC para acabar com as dúvidas em torno da fotografia.

“Eu usei uma câmera fotográfica e ela pensou que fosse uma arma”, disse Sağırlı.

“Depois que eu tirei a foto, percebi que elas estava assustada porque mordeu os lábios e levantou as mãos. Normalmente, crianças correm, escondem os rostos ou sorriem quando veem uma câmera […] você sabe que há pessoas que foram desalojadas nos campos. Faz mais sentido ver o que elas sofreram através das crianças e não dos adultos. São as crianças que refletem os sentimentos com a inocência que têm”, afirmou.

A imagem foi tirada no campo de refugiados de Atmeh na Síria, em dezembro do ano passado, publicada originalmente no jornal Türkiye e amplamente divulgada nas redes sociais da Turquia, mas só agora se tornou viral nas principais mídias do ocidente.

Impactante, a imagem resume a impotência e o trauma de 5,5 milhões de crianças que já foram de alguma forma afetadas pela guerra civil síria que teve início em março de 2011. Pelo menos 3 milhões de civis abandonaram o país desde que os conflitos começaram.

FONTE: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/03/foto-de-menina-da-siria-assustada-viraliza-na-internet.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES