terça-feira, 28 de abril de 2015

Maria Voce pede "extremismo do diálogo" em debate sobre tolerância na ONU

A Assembléia Geral da ONU promoveu, nos dias 21 e 22 de abril, um debate de alto nível sobre "Promoção da tolerância e da reconciliação: favorecendo sociedades pacíficas e contrastando o extremismo violento", com a participação de representantes dos Estados-membros e de líderes de diversas religiões. Entre eles, esteve Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares. Confira abaixo trechos de seu discurso.

Maria Voce começou seu discurso narrando a fase final da Segunda Guerra Mundial, quando em Trento, no ano de 1943 "um grupo de moças se reúne na pequena cidade de Trento, na Itália setentrional. Em meio às bombas, essas jovens, lideradas por uma jovem professora, Chiara Lubich, motivadas por uma renovada compreensão do radicalismo do amor evangélico, decidem arriscar a própria vida para aliviar o sofrimento dos pobres".

Um gesto repetido ainda hoje por muitas pessoas para que se regenere o tecido social: Maria Voce recordou os campos de refugiados no Líbano, na Síria, na Jordânia, no Iraque, as periferias degradadas das metrópoles e a força e o potencial de todos os que fomentam, “no circuito destrutivo do conflito, o empenho para que se regenere o tecido social, realizando – para usar a linguagem desta organização – uma ação de peace-building". Aquelas jovens, afirma, "decidiram romper o círculo vicioso da violência, respondendo com gestos e ações que, no clima do conflito, poderiam parecer utópicos ou até mesmo irrelevantes. Mas não foi o que aconteceu, e não é assim!".

"Também hoje, nos encontramos numa gravíssima situação de desagregação política, institucional, econômica e social, que também exige respostas radicais, capazes de mudar o paradigma prevalente. De fato, o conflito e a violência parecem dominar amplas áreas do planeta, envolvendo pessoas inocentes, consideradas culpadas por se encontrarem em um território disputado, por pertencerem a um determinado grupo étnico ou professarem uma religião em particular".
 
Artigo completo em #cidadenova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança