terça-feira, 25 de agosto de 2015

Card. Tauran em Rimini: guerras não são de religião mas políticas

Juntamente com expoentes do Islamismo e do Judaísmo, o Cardeal Tauran recorda que “as religiões não devem ser um problema, mas parte da sua solução, num mundo ferido pelo fundamentalismo e aterrorizado por atentados, perpetrados por uma minoria anónima.

Os três expoentes das grandes religiões monoteístas afirmam o seu “não” decidido aos sectarismos e às deviações e o seu “sim” ao respeito da dignidade humana e a uma responsabilidade sempre maior dos guias espirituais.

O Cardeal Tauran, por sua vez, frisa que “a tolerância é um termo que implica a ideia de aceitação e não de partilha”. É preciso dar um passo em frente, afirma, acatando a existência do outro como condição essencial da própria existência. Eis a prova que enriquece a vida de um ser humano.

Vivemos num mundo muito paradoxal, conclui o Cardeal francês: de um lado, alguns proclamam a morte de Deus e a não necessidade de Deus; de outro, nunca se ouviu falar tanto de Deus, como nos nossos dias. “Cristãos, Judeus e Muçulmanos devem acolher três desafios: a identidade da nossa fé; o altruísmo com os irmãos das outras religiões; enfim, sinceridade nas nossas intenções. O diálogo inter-religioso deve favorecer a conversão, o diálogo e a verdade”! (BS/MT)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES