quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Base Nacional Comum Curricular

O objetivo da Base Nacional Comum Curricular é apontar o que todo estudante brasileiro precisa aprender, desde a educação infantil até o final do ensino médio. 


Para que a BNC faça diferença na formação dos milhões de estudantes da educação básica do Brasil, é preciso que a sociedade discuta e contribua para a construção desse documento. E isso tem que ser feito de forma democrática e transparente, coletiva e com responsabilidade. 

O documento preliminar da BNC foi elaborado por professores da educação básica e das universidades, coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias de educação, municipais e estaduais. Nas comissões de redação, reunimos profissionais de todos os estados e do Distrito Federal. A pluralidade do Brasil, suas cores e múltiplas experiências estão presentes nesta proposta. 

Agora, publicada a proposta preliminar e aberto o debate público, iniciou-se uma nova etapa na elaboração da BNC. Contamos com o apoio e a colaboração de toda a sociedade brasileira, e para isso estão disponíveis três canais de participação. O professor(a), o estudante , qualquer cidadã(o) pode participar em caráter individual, se cadastrando no Portal e enviando as suas propostas. Entretanto, pode também preferir contribuir por meio do debate promovido em sua escola ou secretaria de educação. Ou , ainda, pode escolher participar por intermédio das associações às quais pertença, profissionais ou de qualquer outra natureza. Os três canais de participação estão organizados no Portal. 

É importante notar que o Portal faz mais do que coletar opiniões. Ao entrar no sistema de contribuições, você pode se manifestar sobre qualquer texto ou objetivo de aprendizagem que compõe a base, emendar, aperfeiçoando a redação original, ou mesmo excluir ou incluir novos objetivos. Quando concluir a elaboração da sua contribuição, basta enviar para o Ministério da Educação. 

Atenção, todas as contribuições são identificadas e os seus autores são solicitados a autorizar a sua publicação. Desta forma, os mediadores desse debate poderão publicar comentários e propostas postadas pelos colaboradores. 

Além dos comentários, o sistema de contribuições dará notícia dos principais interesses dos participantes, as críticas predominantes, a avaliação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. 

Esses relatórios serão produzidos por pesquisadores das universidades que trabalham no projeto da Base a partir dos dados da discussão pública. São esses relatórios e as contribuições recebidas das escolas, associações e grupos de pesquisa que subsidiarão a equipe responsável pela revisão do documento preliminar. 

A Base Nacional Comum Curricular será o resultado de um amplo entendimento com a participação de muitas vozes de todo o país. 

FONTE: http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança