terça-feira, 11 de outubro de 2016

Quantos Cardeais o Brasil tem e quais são?

REDAÇÃO CENTRAL, 10 Out. 16 / 03:00 pm (ACI).- Com o anúncio do nome de Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília, entre os 17 novos Cardeais que serão criados pelo Papa Francisco no próximo dia 19 de novembro, o Brasil passará a ter 11 Cardeais, dos quais 5 eleitores e 6 não eleitores.

Entre os Cardeais eleitores da Igreja no Brasil estão três nomeados pelo Papa Bento XVI: o Arcebispo de São Paulo (SP), Dom Odilo Pedro Scherer, criado Cardeal em 2007; o Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, que se tornou Cardeal em 2010; e o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Dom João Braz de Aviz, feito Cardeal em 2012.

Há ainda o Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, criado Cardeal em 2014, pelo Papa Francisco.

Já entre os Cardeais brasileiros não eleitores, por terem mais de 80 anos, está um criado pelo Papa Paulo VI, em 1973. Trata-se do Arcebispo emérito de São Paulo (SP), Dom Paulo Evaristo Arns.

Os demais Cardeais não eleitores foram criados pelo Papa João Paulo II. São eles: o Arcebispo emérito de Brasília (DF), Dom José Freire Falcão, em 1988; o Arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG), Dom Serafim Fernandes de Araújo, em 1998; o Arcebispo emérito de São Paulo (SP), Dom Cláudio Hummes, em 2001; o Arcebispo emérito de Salvador (BA), Dom Geraldo Majella Agnelo, em 2001; e o Arcebispo emérito do Rio de Janeiro (RJ), Dom Eusébio Oscar Scheid, em 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança