quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Uma esperança para o Iêmen

No Iêmen, a cada 10 minutos uma criança morre por desnutrição. 500 mil pessoas foram contaminadas pela maior epidemia de cólera que o mundo já viu, e o bombardeamento dos sauditas destruiu todos os acessos para a chegada de ajuda humanitária. 

A campanha devastadora da Arábia Saudita no Iêmen é na verdade uma queda de braço com o Irã pelo controle da região. Eles dizem que estão defendendo o governo "legítimo" contra um grupo de rebeldes, mas essa luta não é em nome da democracia, mas sim pela influência na região. 

Assim como na Síria, a população civil iemenita é a principal vítima da guerra, só que sem a mesma atenção global. O Iêmen já era o país mais pobre da região e agora hospitais, escolas e bairros inteiros viraram entulho. A última loucura da Arábia Saudita foi bloquear a venda de combustível para aviões da ONU que estão prontos para entregar ajuda humanitária! 

O que agrava a situação é que os sauditas não estão fazendo isso sozinhos. Muitos de nossos governos estão viabilizando essa guerra por meio da venda de armas, aconselhamento militar, e até mesmo enviando soldados. Trump acabou de fechar uma venda de armas no valor 100 bilhões de dólares! Para nossos governos, petróleo e a amizade com os sauditas são mais importantes que as vidas dos iemenitas. 

Mais informações:

"É uma morte lenta": Iêmen vive a pior crise humanitária do mundo (UOL)

Surto de cólera agrava crise humanitária no Iêmen (BBC Brasil)

Da guerra à cólera, o Iêmen sofre uma das maiores crises do século (O Globo)

Mais de um milhão de crianças podem morrer de cólera no Iêmen, diz ONG (O Globo)



+ em AVAAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança