sexta-feira, 23 de agosto de 2019

AINDA FALANDO DO PRIMEIRO: Crítica | Nada a Perder – Contra Tudo. Por Todos.

Cinebiografias quase sempre apelam para o cárater altruísta de seu protagonista, manipulam a história de superação da figura central e tendem a disfarçar as máculas da trajetória de seus heróis, transformando-os em mártires como último mecanismo de sua estrutura manipuladora. Sejam líderes políticos ou religiosos, eles empesteiam essas narrativas historicamente maquiadas através do recorte samaritano de uma vida repleta de ações questionáveis, quando não fétidas. Nada a Perder – Contra Tudo. Por Todos., de Alexandre Avancini (Os Dez Mandamentos: O Filme, 2016), não glamouriza os seus conflitos dentro de uma ótica geral, mas extermina a potência do seu enredo ao erradicar a sua transparência, fazendo desse apenas um registro para sectários de seu biografado.

A obra nos apresenta aos poucos a história de vida do afamado bispo Edir Macedo (Petrônio Gontijo), tendo como ponto de partida a sua infância em Rio das Flores, município do Rio de Janeiro, seguido por fatos como a inserção na igreja, local onde conhece a esposa Ester (Day Mesquita), até a fundação da Igreja Universal do Reino de Deus, que em seu apogeu lotava o Maracanã com membros de sua congregação, cujo único propósito era pregar o evangelho e ganhar almas para Deus, segundo tudo o que está deslindado na película. Por fim, a compra da TV Record e a sua comentada prisão em 1992, tinham tudo para configurar um arrebatamento conclusivo, porém isso não acontece devido ao modo como o filme é conduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança