QUERO SER LEANDRO KARNAL


Leandro Karnal está habituado com plateias, acostumado a entretê-las, a quase hipnotizá-las. Suas ideias alcançam diariamente dezenas de alunos nas turmas da Unicamp, milhares de pessoas em palestras por todo o país e ultrapassam a fronteira do milhão de espectadores no Facebook e em programas de televisão como o Café filosófico, da TV Cultura.

Karnal é um fenômeno erudito pop da atualidade. Aos 53 anos, o especialista em história da América e autor de sete livros é um pensador com uma didática ímpar: relaciona La Boétie com 50 tons de cinza e explica a visão de Sartre sobre a nadificação da vida com uma metáfora sobre pizzas. "Eu gosto de dizer coisas que tirem as pessoas das zonas de conforto mentais", provoca. "Ao escrever, ao dar aula, me vem a ideia de desinstalar as pessoas. Acredito muito nessa transformação."

Em tempos de intensa polarização, Karnal vai ao ringue digital sem medo do confronto. Alfineta, provoca, argumenta e aponta caminhos, sempre de forma inclusiva e desassoberbada. E se aventura por temas complexos e fundamentais como a felicidade, a liberdade e a democracia.

Frequentemente identificado com o pensamento "de esquerda", Karnal costuma explicar que posição política não é uma questão absoluta, mas relacional. Se comparado com o pensamento da extrema direita – que, segundo o professor, vem ganhando visibilidade com a internet, embora sempre tenha existido –, suas ideias sobre direitos humanos certamente o colocam do lado oposto. "Sempre achei que minha postura política fosse de centro, continuo com essa ideia." Mais em https://revistatrip.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcello Melo Jr posta nudes em rede social e justifica: ‘Brincadeira com um amigo’

"Encoxadores de plantão": grupo no Facebook incentiva abusos sexuais no transporte público