terça-feira, 7 de julho de 2020

Uma “bispa católica” em Lyon: provocação ou profecia?

A biblista francesa Anne Soupa se candidatou para o cargo de bispa de Lyon, após a renúncia do cardeal P. Barbarin. O pedido foi formulado em uma carta rica em motivações e em um curriculum vitae em boa e devida forma. A notícia é do jornal La Croix na edição online do dia 25 de maio.


“Isso não se faz, eu sei muito bem disso. Mas eu gostaria que fosse possível imaginar que uma mulher pode se tornar arcebispa sem que isso se torne uma piada.”

Trata-se de uma provocação para denunciar “a invisibilidade em que as mulheres são mantidas na Igreja”. “Alguns vão me dizer que eu tenho a coragem de fazer isso. Concordo. Mas eu gostaria de perguntar a eles, depois dessa primeira reação, o que eles pensam de verdade. E que, finalmente, se possa dizer: por que não um leigo ou uma leiga à frente de uma diocese?”

Nascida em 1947, formada no Instituto de Estudos Políticos de Paris, com dupla graduação em Direito e Teologia, ativa há décadas nas edições Cerf, ela não é nova nos posicionamentos “desconfortáveis”.

Junto com Christine Pedotti, ela fundou o Comitê da Saia em 2008 para lutar contra a discriminação feminina na Igreja e criou a Conferência Católica dos/as Batizados/as Francófonos/as para promover o laicato.

Em 2009, publicou “Les pieds dans le bénitier” (Os pés na fonte de água benta), que é considerado o início formal da questão feminina na Igreja da França.

Em 2012, em uma entrevista à revista Témoignage Chrétien, ela disse: “É possível imaginar um sínodo das mulheres, ideia que eu proponho no fim do meu livro. Nessa circunstância, poderiam surgir moções especificamente femininas e, por que não?, votos que unam homens e mulheres”.

Em março de 2013, ela convocou 72 mulheres “em conclave”, em vista da sucessão de Bento XVI, avaliando a chegada do Papa Francisco com o livro “Francisco, uma surpresa divina” (2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança