CANINDÉ/SE - Protestos de cooperativa de trabalhadores em resíduos sólidos

 




Os protestos foram organizados por trabalhadores da Cooperativa SEPARE, que cuida do recolhimento dos resíduos sólidos no município de Canindé de São Francisco/SE. Eles iniciaram suas cobranças ao gestor municipal (pois há termo de parceria entre a referida cooperativa e a Administração), de maneira mais enérgica, no último dia 18 de novembro de 2024, afirmando nas mídias sociais e veículos locais que irão prosseguir com as manifestações até que recebam seus salários atrasados. Parte da população do município diz ser a favor dos protestos e emite moções de apoio, além de cobrar dos vereadores que se posicionem. 




RELEMBRANDO... 

A Cooperativa de Trabalho de Reciclagem de Canindé de São Francisco, denominada SE-PA-RE (CNPJ nº 32.633.021/0001-30), começou a atuar no município, oficialmente, por volta do ano de 2019. O Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF) assinou, contrato pioneiro no Brasil de inclusão socioambiental dos catadores de materiais recicláveis, através da referida cooperativa. Foi uma ação tríade: Consorcio, Prefeitura e Cooperativa

Nesse sentido, a Prefeitura repassou para o CONBASF, a responsabilidade sobre a coleta do resíduo sólido urbano, logística de transporte e destinação final para o Aterro Sanitário. A partir da transferência de execução dessas atividades, o CONBASF contratou a Cooperativa S-E-P-A-R-E que, através do seu quadro de cooperados, a execução da coleta urbana na área inicialmente pré-determinada e expandindo-se gradativamente até atingir todo território do município. O gestor municipal da época era Ednaldo Vieira Barros, e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Rildo Joaquim.

No contrato também foi estabelecido o encerramento do lixão municipal, fruto de várias demandas judiciais em gestões anteriores, e que na administração atual, vinha tendo uma prioridade especial no seu encerramento.

LEIA MAIS EM O BOLO É GRANDE . Acessado em 19.11.2024. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcello Melo Jr posta nudes em rede social e justifica: ‘Brincadeira com um amigo’

"Encoxadores de plantão": grupo no Facebook incentiva abusos sexuais no transporte público