quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A atual Situação Política de Canindé - NA VISÃO DE UM JOVEM

Desde a construção da nova cidade, o município de Canindé de São Francisco não apresentou tamanha indefinição quanto ao futuro político-administrativo semelhante ao que se vê. Diferentemente da bipolarização que existiu nas últimas duas décadas, a cada esquina em que se passa é possível ouvir especulações sobre diversos nomes. Porém, é difícil perceber qual a idéia de “governar” ligada a cada um.

Genivaldo Galindo ainda tem o nome aclamado em algumas ruas da cidade. Entretanto, a legislação o impede de concorrer ao pleito eleitoral devido à sua condenação pelo roubo de urnas. Rosa Maria, também condenada por improbidade administrativa, reluta para se manter no cenário político, mesmo incapacitada. A família Carvalho perdeu forças após a morte de seu patriarca, não exercendo mais alguma influência importante. Orlandinho Andrande é o único capaz de seguir atuando naquele cenário, mesmo sendo com a indicação de seu sucessor.

Este último tem seu mandato questionado por muitos. “Deem a César o que é de César”. Olhando criticamente e abandonando os fanatismos, o mais “amarelo” dos canindeenses tem que admitir os feitos realizados pela atual administração. Canindé saiu das páginas policias e se tornou o segundo mais procurado destino turístico sergipano (congratulações à secretária de turismo Silvia de Oliveira). Obras há muito aguardadas pela população foram entregues, estão em andamento ou tendo os recursos captados para tal. Digo isso com a autoridade de quem já levou nome de ‘pistoleiro’ por ter se apresentado como canindeense (tenho testemunhas do fato); por ter ouvido Canindé ser citada como mau exemplo de administração nas aulas acadêmicas; e por hoje se orgulhar de ouvir as pessoas dizerem que a minha cidade é um paraíso e que sou um privilegiado por ter nascido ali.

Certo é que algumas promessas de campanha não foram cumpridas. Mas se existia tanto para fazer, era necessário que alguém começasse. Que as cumpram e façam cumprir...

Dentre as promessas de sucessão figuram os nomes de Everaldo Nunes, Alberto Vieira, Ednaldo da Farmácia e Marcondes Marinho. Sozinhos, esses nomes não causam grande impacto. Porém, a união pode sim fazer a força. Muitos especulam, ainda, que o indicado da situação é o sobrinho do prefeito, Jeferson Andrade.

A imprensa aracajuana cita a possível candidatura do Pastor Heleno Silva, atual deputado federal e que no mandato anterior renunciou ao cargo por ter sido pego em esquema de corrupção. Mas, se sua cidade natal, Monte Alegre, necessita tanto, porque se lançar candidato em outro município? Seria por causa da receita? Sérias dúvidas...

Do outro lado, formou-se um grupo no poder legislativo que promete lançar o candidato dos líderes ainda relutantes: Rosa Maria e Genivaldo Galindo. Acusando a situação de oferecer propina e vantagens em troca de apoio, tal grupo sustenta uma oposição ferrenha. Vale ressaltar que como legislando sua função é fiscalizar o executivo, julgar suas contas, atuar no planejamento das ações governamentais, administrar a casa legisladora e criar leis válidas e viáveis. Dentre estas, no mínimo quatro não tem sido realizadas.

Pelo que me consta, da administração Francisco Feitosa à administração Rosa Maria, todas as contas do executivo canindeense foram recusadas pelo Tribunal de Contas de Sergipe em primeira análise. Poucos projetos ou ações de grande impacto para a sociedade foram apresentados. Se existe pagamento de propina, o poder legislativo não organizou provas e realizou denúncias junto ao judiciário, assim como se vê em diversos casos nos noticiários. Lembrando ainda que dentre os vereadores do agora chamado “G5”, dois faziam parte da administração passada. A população, então, faz a pergunta: “no meio de toda aquela corrupção, é digno de crédito que alguém tenha saído ileso?”. Como diz a sabedoria popular, quem com porcos se junta, farelo come.

Tem-se ainda a esquerda desbotada (como diria o Mestre Demócrito Diniz), que aponta os erros, mas nunca apresenta as soluções.

Então, cabe ao eleitor canindeense aguardar as definições. Que se desenvolva em cada um a capacidade de analisar criticamente as melhores propostas. Aos candidatos, que elaborem propostas e projetos de trabalho, não se baseiem apenas na camaradagem. Canindé precisa despontar como cidade modelo, não mais apenas como pólo turístico. Este título nós já temos.

Este humilde escritor está disposto a ajudar com ideias e a elaborar projetos, como já o fiz.
Sentiria-me honrado se alguma das abaixo listadas também fosse adotada por alguém:

● Ensino Básico Inovador – período integral na educação; aulas práticas e teóricas; atividades que despertem o talento do aluno; implantação do projeto Segundo Tempo.

● Iniciação Científica Canindeense – interação entre as escolas municipais e o Instituto Xingó, com desenvolvimento de tecnologia auxiliado pelos jovens cientistas alunos da rede municipal.

● Escola de Desportos Náuticos e Aquáticos – incentivar os jovens à prática de esportes; utilização da infra-estrutura do lago de Xingó; captação de recursos do Ministério do Esporte; novo atrativo turístico.



Por Denisson Salustiano




Um comentário:

  1. Ta ai Denison, está de parabéns. Ótima matéria, conta a realidade do que vivemos hoje e do que poderemos viver.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança