O jovem José Antônio da Silva, 19 anos, veio a óbito na noite da ultima sexta-feira (14/10), por volta das 18:30h, no hospital Fundação Ouro Branco em Ouro Branco/MG após contrair meningite C, confirmação dada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). José Antônio morava com os pais no município sergipano de Canindé de São Francisco há 18 anos, havia dois meses que ele saiu para trabalhar no estado mineiro, na Construtora Paranasa, que presta serviços a Gerdau Açominas.
A nossa reportagem esteve na casa da família na tarde desta terça-feira, 18/10, para colher informações sobre o acontecimento. De acordo com a mãe de José Antônio, dona Maria Helena da Silva, de 39 anos, no dia 13 de outubro ele teria sido hospitalizado na Fundação Ouro Branco reclamando de fortes dores de cabeça, onde permaneceu internado por pouco mais de 24 horas, vindo a óbito no dia seguinte. Dona Maria informou também que, desde o momento do acontecimento a família vem recebendo apoio da construtora.
A população de Canindé de São Francisco está em estado de atenção, já que outros moradores do município trabalhavam na mesma empresa e conviviam no mesmo alojamento que José Antônio. Nove casos de meningite foram registrados em Ouro Branco, a morte de José Antônio foi a segunda no município desde janeiro de 2011, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais nesta terça-feira, 18/10. A informação passada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil é de que cerca de 380 funcionários da Paranasa pediram demissão com medo de contrair a doença. A maioria dos trabalhadores é da Região Nordeste do Brasil.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais informou nesta terça-feira, 18/10, que todos os 1200 funcionários da empresa onde ocorreu o problema estão sendo acompanhados. Outras dezessete pessoas estão internadas com suspeita de meningite, pois apresentaram alguns sintomas comuns à doença. Todos os casos são de trabalhadores contratados pela Construtora Paranasa, responsável pela ampliação da usina da Gerdau Açominas. Eles moram em alojamentos, na área externa da siderúrgica, a cerca de 6 km de Ouro Branco.
Sepultamento
O corpo de José Antônio foi sepultado ás 09h do dia 17, segunda-feira, no cemitério municipal de Canindé de São Francisco. Além da mãe, o pai dele, Sr. Argemiro José da Silva, 65, ficou bastante consternado. José Antônio nasceu em Ibimirim/PE, saiu da terra natal com a idade de um ano e veio morar em Canindé de São Francisco/SE. Ele era solteiro e não tinha filhos.
Por: Genilson Santos
A boatos de outro obito hoje na FOB 20/10
ResponderExcluir