terça-feira, 1 de novembro de 2011

Heleno Silva: uma vela para Orlandinho e outra para Rosa Maria tendo com base de projeto uma consulta pública.

imageCanindé de São Francisco/SE – O sonho do Deputado Federal Heleno Silva em ser prefeito em Canindé de São Francisco no pleito de 2012 é mera utopia sem o apoio das lideranças locais e de seus grupos. Essas duas lideranças estão representadas pelas imagens de Orlando Porto de Andrade – Orlandinho - e Rosa Maria Fernandes. A palavra para o sonho do projeto que Heleno Silva intenta, sem esses apoios, chama-se utopia, ou seja: um ideal impossível.

Heleno Silva já começa de cara com outro problema: boa parte dos evangélicos de Canindé de São Francisco já tem seus compromissos políticos voltados para os gestores locais. Outra situação evidenciada é a de que os lideres religiosos não conseguem juntar todos em prol de um projeto político próprio, é a história local que fala, de forma afirmativa sobre essa realidade, pois só agora é que um representante dos núcleos evangélicos conseguiu eleger um vereador: Linduarte Caetano. 

Para que o seu projeto político de prefeito municipal tivesse sustentabilidade social, ou seja, aprovação do povo, seria necessário que Heleno Silva estivesse figurando como cidadão de Canindé de São Francisco já de muito tempo, deveria ter fixado residência aqui e participar da vida social da cidade, ele precisava estar inserido nos problemas sociais que afligem Canindé de São Francisco, deveria estar vivendo de forma intensa e efetiva no conhecimento do município, visitar, de quando em vez, os lugares mais longínquos e conhecer pessoas que muito tem para contar e gostam de ser ouvidas. Heleno Silva necessita entender a história do município e do seu povo, sobre àqueles que são agentes de transformação social e por fim dos que lutam por um Canindé melhor nas condições de vida e desenvolvimento social. Esses pertencem a um grupo particular de pessoas: são os formadores de opinião. 

Da maneira como o Deputado está chegando a Canindé pode-se dizer que é um erro. Sempre usando frases no imperativo e deixando parecer que vivemos um estado de caos social onde não avançamos em nada. O pastor Heleno Silva tem usado algumas frases infelizes em seu programa de rádio na emissora local Xingó Fm. Uma delas ficou bem registrada quando, em sua saída do programa entitulado de "Espaço Sertanejo", para comparecer a uma reunião de filiações do PSB, aliás, ocasião em que Rosa Maria, Senador Antônio Carlos Valadares, Deputado Federal Valadares Filho, ex-prefeito Genivaldo Galindo e outras autoridades estavam presentes, Heleno Silva teria dito, nos microfones da poderosa emissora a seguinte frase: “vamos tirar esse time dai..” Essa fala não foi aceita por muitos e foi motivo de questionamentos e repúdio por algumas pessoas. 

Se olharmos pela ótica das colocações a palavra time, em seu conceito, quer dizer: Grupo de jogadores que atuam em conjunto na disputa de partidas. 2 fig. Grupo de pessoas que atuam conjuntamente em qualquer atividade (?). Eis as palavras no conceito que qualificou a todos, de informa infeliz, pelo pastor, deputado federal que pretende ter o apoio dos canindeenses: JOGADORES, DISPUTA, PARTIDAS e, no segundo caso onde o qualificativo funciona como referenda figurativa diz: GRUPO, QUE ATUAM, CONJUNTAMENTE, QUALQUER e ATIVIDADES. O mínimo de respeito seria interessante, pois fulano ou cicrano pode fazer parte de um grupo enquanto profissional, porém, o termo TIME soa como pejorativo, depreciativo, qualificativo torpe e mal trato para com o próximo. Foi infeliz o homem pastor que muito bem deve conhecer teologia e religião, sabe ele o quanto uma insinuação ofende e maltrata. A palavra Time, nesse caso, parece soar como mafia ou coisa parecida.

“Eu e você Rosa, com a ajuda do povo, vamos tirar esse pessoal dai...”. Outra fala do pastor quando usou da fala na Câmara Municipal por ocasião da referida reunião já mencionada nesse texto. Afinal, qual é o estado de espirito de Heleno Silva para a política de Canindé de São Francisco? A quem Heleno Silva está direcionando o seu discurso? O tom de pastor Heleno Silva delata uma das coisas que a bíblia condena: a ira e a cólera. Foi esse estado de epirito que ajudou a crucificar um homem, exatamente há dois e doze anos atrás perante um tribunal roamano. Começar uma campanha mal dizendo o próximo é sinal de maus presságios. 

De tanto saber que sozinho não conseguirá ter êxito, Heleno Silva esta ascendendo uma vela para Orlandinho e outra para Rosa Maria, afinal, os únicos dois políticos que podem contar votos a seus favaores em Canindé de São Francisco. A primeira pela força de mudança e transformação que Canindé é hoje e a segunda por àqueles que não tiveram espaço no grupo de Orlandinho e são contrários a condução da política atual ou que acham já ser tempo de mudar. 

Contudo, num contexto geral, a disputa se dará, como sempre, no campo de angariar voto por voto uma vez, pois o trabalho feito ao longo de oito anos pela gestão atual não importará muito para os que não veem além do seu próprio nariz. O tempo dirá: política é a arte da traição -Maquiavel.

Vivemos um tempo onde à ideologia deu espaço para os “favores” políticos, para os “entendimentos”, para as “amarrações” e as "articulações" de “bastidores”, ou seja: se me deres te dou em troca...”. É lei da oferta e da procura do voto onde esse instrumento de exercício da democracia  virou escambo, moeda de troca e cheque em branco, num verdadeiro comércio de valor ante social.  

A capacidade foi sufragada, os valores de ética e moral substituídos pelas bajulações e os oportunistas às usa como ferramentas e de modo escusos para estar sempre em evidência dos gestores maior. Para os que tem poder de informação e atitude logo são criados ou tecidas maneiras de macular ou alterar a personalidade. Não há ouvidos para os que de fato e efetivamente tentam ajudar com suas pequenas, porém, grandes contribuições e assim perdemos todos nós diante do poderio do novo que sempre vem.

O próximo prefeito de Canindé precisa ter o querer do povo local e para isso precisa conhecer, sobre tudo, a realidade social desse povo. Precisa vivenciar cada rua, casa, comércio, estudante, escola, criança, idoso, o botequim, festas e manifestações culturais. Precisa andar pelas ruas, cumprimentar o povo e não ficar por traz de um microfone onde podemos ver tudo menos a face, o brilho da voz precisa ceder para o da imagem. O uso da voz precisa também ter respeito por esses que trabalham, de forma diferente dos políticos, por um lugar melhor. Canindé está cheia de idealizadores anônimos, pessoas com forte presença e de contribuição social local efetiva que muito fizeram por Canindé e continuam atuando. Um verdadeiro celeiro de material humano qualificado.
O fato de Heleno Silva ser o Deputado mais bem votado no sertão não lhe dá as credenciais suficientes para ser prefeito em Canindé e nem tão pouco a sua atuação como deputado federal.

Sua imagem na região se deve muito a emissora Xingó Fm, especialmente ao jornalista e escritor Luiz Eduardo Costa, que é seu amigo de longas datas e certamente não é conivente com a falainfeliz de Heleno Silva na ocasião mencionada.

Outro fator de reflexão é o de que em Canindé nunca existiu dois grupos políticos. O fato de alguns aderirem ao pleito de um ou outro candidato não quer dizer nada, pois, uma vez passado o pleito tem  sempre as acomodações, os pedidos, além de que, Canindé sempre está em estado de alerta político para às próximas eleições que se prenunciam a cada dois anos e nenhum político no poder gosta de passar vexames para com os seus credores políticos. As eleições que dizemos são as de governador e deputados estadual e federal, sendo ainda evidenciada a eleição de prefeito municipal que, como dizemos por aqui, passa muito rapidamente e ai todos são acomodados para o fortalecimento do grupo que está no poder. Sempre foi assim. 

Indiscutivelmente o Deputado Federal Heleno Silva dificilmente conseguirá levar o seu projeto político de prefeito do município de Canindé de São Francisco se não obtiver o apoio do atual gestor Orlando Porto de Andrade e Rosa Maria, por isso Heleno Silva com certeza já ascendeu uma vela para Orlandinho e outra para Rosa Maria, tendo com base de projeto uma consulta pública.

Canindé pode ter tudo, menos um “rei” mal coroado que use como força a pressão política e com sede de poder.

É apenas uma reflexão... 

A matéria a seguir é de autoria do Noticias do Sertão:

Com o discurso mais inflamado, ele disse estar ali para somar


Já no inicio de seu pronunciamento, durante a posse da nova presidenta do diretório municipal do PSB em Canindé/SE, o Pastor Heleno disse que "o problema do incompetente é achar que pode ganhar as coisas no tapetão". Ele se referia a tentativa constante daqueles que se opõem a Rosa Maria como candidata a prefeita em 2012, usar pessoas para tentarem na justiça barrar a candidatura dela.
Ele disse que o povo de Canindé, sabe o que quer, e não vai aceitar que se tente ludibriá-lo com botijões de gás, tijolos, colchões e que a cidade ta muito aquém de onde poderia estar. Falando para o povo, Heleno ainda disse que a administração atual, isso em referência ao prefeito Orlandinho, tem procurado maquiar a situação quando se inaugura obras estaduais e federais e se tenta passar a impressão que são feitos da prefeitura.
Para Heleno, essa situação tem despertado no povo uma vontade de mudança. Ele deixou claro que estava ali para somar no projeto de retirar do poder os que hoje estão na prefeitura.
E para finalizar o deputado afirmou diretamente a Rosa Maria que para ele "não há a egoísmo, não há loucura de sair contra tudo e contra todos" Ele estava ali "para somar, para o município seja mudado". E no encerramento de sua fala, Pastor Heleno fez uma declaração importante para as próximas eleições de Canindé. "Eu vou dizer algo muito forte aqui. Eu e Você (Rosa) e o povo, vamos estar juntos".

FONTE:NOTICIAS DO SERTÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança