sábado, 13 de abril de 2013

Juiz abandona caso no retorno de Mubarak ao banco dos réus


O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak retornou neste sábado, em uma maca e com aparência animada, ao banco dos acusados para a repetição de seu julgamento, embora precise esperar mais, já que o juiz decidiu deixar o processo e transferir o caso para outro tribunal.

Tranquilo e mais disposto que de outras vezes, o ex-presidente egípcio respondeu acenando para seus partidários dentro da sala, que gritavam "queremos você presidente" ou "estamos contigo", como pôde presenciar a Efe.

No entanto, apenas dois minutos foram suficientes para surgir o primeiro revés, já que o magistrado Mustafá Hassan Abdullah, presidente do tribunal, anunciou sua decisão de se afastar e a devolução da causa à Corte de Apelação, que deverá designar a uma nova instância, como reivindicava a acusação.

Abdullah só argumentou que se sente "incomodado" com o processo durante sua breve aparição, precedida e seguida por desordens entre os advogados.

Fontes judiciais explicaram à Efe que a renúncia se deve a que este mesmo juiz já absolveu no passado autoridades do antigo regime por seu envolvimento na chamada "batalha do camelo", um dos episódios mais obscuros da revolta contra Mubarak, que deixou o poder em 11 de fevereiro de 2011, após a revolta popular que começou em 25 de janeiro desse mesmo ano.

Em outubro de 2012, um tribunal presidido por Abdullah decidiu absolver por falta de provas 24 altos cargos, entre eles os ex-presidentes das duas câmaras parlamentares, acusados de instigar o assassinato de manifestantes no ato, que aconteceu na praça Tahrir do Cairo em fevereiro de 2011.

O advogado Fathi Abulhasan, que comemorou a abstenção do juiz como uma grande vitória com os outros letrados da acusação, disse que a decisão é "muito boa", pelas dúvidas que levantavam seus anteriores sentenças.

"Esperávamos que se inibisse. O fato de ter passado a causa para uma nova corte demonstra que é sincero e que respeita o povo egípcio", disse Abulhasan, que revelou que já havia reivindicações de que o magistrado se afastasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança