É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, freqüentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o ’pacto da tolerância e do silêncio’ no coletivo, enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, ’perdendo’ sua auto-estima.
Em resumo: um ato isolado de humilhação não é assédio moral. Este, pressupõe:
1. repetição sistemática
2. intencionalidade (forçar o outro a abrir mão do emprego)
3. direcionalidade (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório)
4. temporalidade (durante a jornada, por dias e meses)
5. degradação deliberada das condições de trabalho
DENUNCIE!!!
SERGIPE
Ministério da Saúde
Coordenadorias Estaduais de Saúde do Trabalhador
Coordenadoria de Saúde do Trabalhador - Divisão vigilância Sanitária - Centro de Estudo de Saúde do Trabalhador - Secretaria de Estudos da Saúde do Trabalhador
Rua Urquiza Leal, 617 - Salgado Filho
Aracaju - SE
CEP: 49020-490
Fone: (79) 246-5236
Fone/fax: (79) 211-9133
E-mail: sesdvs@prodase.com.br
Rua Urquiza Leal, 617 - Salgado Filho
Aracaju - SE
CEP: 49020-490
Fone: (79) 246-5236
Fone/fax: (79) 211-9133
E-mail: sesdvs@prodase.com.br
Delegacia Regional do Trabalho
Núcleo de Combate à Discriminação no TrabalhoRua Itabaianinha, 164 - Centro
Aracaju - SE
CEP: 49010-190
Fone: (79) 211-7390
Fax: (79) 211-7390
Fax: (79) 211-7390
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!
Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.