quarta-feira, 13 de março de 2013

Fumaça branca e sinos anunciam: a Igreja tem um novo Papa



Com a fumaça branca e o toque de sinos da Basílica de São Pedro os católicos na Praça do Vaticano e de todo o mundo receberam o anúncio de que a Igreja Católica já tem um novo Papa.

Os 115 Cardeais reunidos em Conclave desde ontem (12) elegeram o novo Papa na quinta votação.

Emoção e lágrimas tomaram conta dos fiéis que estavam – muitos inclusive desde o início do Conclave – na Praça de São Pedro.


Com um tempo de espera de 40 a 50 minutos, do aparecimento da fumaça na chaminé da Capela Sistina até que o novo Papa seja anunciado na varanda da Basílica de São Pedro.

Após a eleição, o Papa eleito com pelo menos dois terços do número dos Cardeais, irá vestir as vestes pontifícias e se dirigirá para o balcão central da Basílica.

O anúncio será feito da varanda central da Basílica pelo protodiácono, o Cardeal francês Jean-Louis Tauran que falará a célebre expressão ‘Habemus Papam’.

O anúncio oficial é feito em latim, com as seguintes palavras:

‘Annuntio vobis gaudium magnum; habemus Papam: Emminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum ..., Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem..., qui sibi nomen imposuit ...’.

Em português:

‘Anuncio-vos uma grande alegria, temos Papa: o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor ..., Cardeal da Santa Igreja Romana..., que escolheu o nome ....’.

O Papa dará então a bênção apostólica ‘Urbi et Orbi’, o primeiro ato público do novo Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança