quarta-feira, 4 de julho de 2012

Gregory, Lojas Pernambucanas,C&A, Marisa e Zara

Essas empresas foram citadas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo da Câmara dos Deputados



A maior parte dos presentes disse que as violações aos direitos de trabalhadores foram identificadas quando suas fornecedoras subcontratavam oficinas de confecção de roupas. Todas as empresas foram alvo de fiscalização do Ministério do Trabalho que identificaram jornada excessiva – que chegava a 16 horas diárias em alguns casos – e trabalho sem carteira assinada.
Os representantes das marcas dizem que não podem ser responsabilizados, já que as irregularidades não foram praticadas pelas empresas, embora as subcontratadas façam parte da linha de produção das empresas.O administrador da Zara, João Pedro Braga, declarou aos parlamentares ter reforçado as auditorias em seus fornecedores depois de o Ministério do Trabalho ter identificado, no ano passado, uma oficina de costura em que 16 pessoas (15 delas bolivianos) trabalhavam em condições análogas à escravidão, em São Paulo.
http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/2012-06-27/varejistas-acusam-fornecedores-por-denuncias-de-trabalho-escravo.html


"A CLT prevê, no artigo 4º, que o trabalhador é remunerado enquanto aguarda ordem para entrar em serviço", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Lanchonetes e Restaurantes de São Paulo e Região, Francisco Calasans, que participou da audiência.

Já a ex-funcionária do McDonald’s Glayce Bragança disse que, por causa dessa jornada variável, recebeu menos do que o salário mínimo por diversas vezes. Ela trabalhou em uma lanchonete da empresa entre 2010 e 2011. “Setenta reais eu recebi por três meses. O máximo que eu recebi foi R$ 500”, declarou. “Isso é uma humilhação, porque a gente vai lá para trabalhar, trabalha muito e ganha menos que o salário mínimo.”

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/419750-CPI-DO-TRABALHO-ESCRAVO-PODERA-INVESTIGAR-A-REDE-MCDONALD%E2%80%99S.html 





ASSINE o abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo - clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança