segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Jornal britânico Financial Times levanta dúvidas sobre dados da economia brasileira

O jornal britânico Financial Times publicou na terça-feira (3) uma reportagem que levanta dúvidas sobre a confiabilidade dos dados econômicos do Brasil. O crescimento do PIB acima das expectativas e outros resultados positivos deixaram analistas céticos.

Segundo os especialistas ouvidos pelo FT, “pessoas ganharam ou perderam dinheiro como resultado da confusão sobre o verdadeiro estado das exportações”, o que despertou “preocupações”.

Além do crescimento inesperado de 0,6% do PIB no último trimestre, a segunda revisão dos números feita pelo Ministério da Economia em menos de uma semana “lança dúvidas sobre a divulgação de dados-chave e deixa analistas se perguntando se ainda devem confiar na segurança das estatísticas brasileiras”.

Segundo o FT, as duas revisões “e a possibilidade de mais por vir levantaram dúvidas pela primeira vez sobre os dados brasileiros, há muito vistos como um exemplo de pontualidade e transparência entre os países emergentes”.

Um dos analistas a levantar dúvidas sobre a veracidade dos números divulgados pelo IBGE é Gustavo Rangel, economista-chefe para América Latina do ING Financial Markets, de Nova York.

“Os dados do PIB, embora melhores que o esperado, levantaram dúvidas entre alguns analistas devido a um número extraordinariamente grande de estoques de empresas, um indicador negativo para a atividade econômica”, afirmou Rangel ao FT.

Mais em YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança