Foto: Divulgação |
Aracaju (8 jun) - Na próxima segunda-feira, dia 11/6, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, a missionária belga Mathilda Antoniette Christine Hendriex, mais conhecida como Irmã Francisca, estará recebendo o título de Cidadã Sergipana pelos seus 44 anos de luta em favor dos mais necessitados e por reforma agrária na região do Baixo São Francisco, onde chegou em 1968, vinda da pequena cidade flamenga de Wilderen, na província de Namur, norte da Bélgica.
O projeto de resolução que concede o título à Irmã é de autoria da deputada estadual Ana Lúcia, do PT. A sessão solene de concessão do título de cidadania sergipana à missionária está marcada para às 17 horas.
Em terras brasileiras
Ao chegar ao Brasil em 68, num período extremamente conturbado da política nacional - em pleno recrudescimento do Regime Militar -, Irmã Francisca e mais três missionários belgas aportaram em Japaratuba, atendendo ao chamado do bispo da diocese de Propriá, Dom José Brandão de Castro, para se juntar a outros belgas já residentes, entre eles Gérard Lothaire Jules Olivier, ou Padre Geraldo, ex-prefeito de Japaratuba, para ajudar as populações menos favorecidas da região.
Sua vinda para Sergipe e a força para lutar pelas causas do povo e por reforma agrária tiveram a inspiração em nomes como Dom José Brandão, Pedro Casaldáliga, Frei Beto e Leonardo Boff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!
Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.