quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Situação das minorias religiosas no Irã preocupa relatores da ONU

A prisão e detenção no Irã de centenas de cristãos nos últimos anospreocupa especialistas da ONU. Mesmo com a libertação do pastor Youcef Nadarkhani neste mês, o Relator Especial para Direitos Humanos no Irã, Ahmed Shaheed, e para a Liberdade de Religião e Crença, Heiner Bielefeldt, chamaram nesta quinta-feira (20) as autoridades iranianas a “aliviar o clima de medo em que muitas igrejas funcionam, especialmente os locais de cultos protestantes e evangélicos”.

Baseado em suas próprias entrevistas e relatórios de várias organizações não governamentais, Shaheed estima que mais de 300 cristãos foram arbitrariamente presos e detidos em todo o país desde junho de 2010, e que pelo menos 41 pessoas foram presas por períodos que variam de um mês a mais de um ano — às vezes, sem acusações oficiais. Bielefeldt solicitou a proteção de outras minorias, como os Bahá’ís, Yarsans, Dervishes e de outras religiões, credos ou crenças não reconhecidas pela Constituição iraniana.

“As igrejas continuam a relatar pressões indevidas para denunciar membros, no que parece ser um esforço para pressionar e, às vezes, até mesmo deter convertidos, apesar de os artigos 13, 14 e 26 da Constituição iraniana protegerem os direitos dos cristãos e outros”, disse Shaheed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança