FONTE: http://www.esserecomunisti.it/?p=55228 |
O Banco do Vaticano está verificando as contas de cada cliente, inclusive os empregados da Santa Sé, como parte de uma campanha para acabar com a lavagem de dinheiro em uma instituição há décadas propensa a escândalos.
O anúncio foi feito pelo novo diretor do banco, Ernst von Freyberg, em entrevista publicada nesta sexta-feira no jornal italiano "Corriere della Sera".
O antecessor de Freyberg foi demitido por falhas de gestão, e o órgão de fiscalização financeira do Vaticano disse na semana passada que está investigando seis aparentes tentativas de utilizar a Santa Sé para lavar dinheiro em 2012.
Freyberg, no cargo desde fevereiro passado, disse que o Instituto para as Obras da Religião (IOR) --o nome oficial do banco-- está revendo a situação de todos os seus 18,9 mil clientes, ao ritmo de cerca de mil contas por mês, afirmou.
O objetivo é ver se todos os titulares tinham o direito de abrir contas no Vaticano, identificar quem tem autoridade para movimentar as contas e eliminar eventuais suspeitas.
"Esse é um sistema de tolerância zero: nenhuma transação suspeita, nenhum cliente impróprio, e a decisão de contestar qualquer um que tiver se envolvido em atividades impróprias, mesmo se forem nossos próprios empregados", afirmou.
Leia mais em FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!
Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.