sábado, 7 de março de 2015

De onde vem o dinheiro do "Estado Islâmico"?

A organização radical "Estado Islâmico" (EI, ou ISIS em inglês) não precisa se preocupar com recursos humanos. De todas as partes do mundo chegam rapazes – e cada vez mais moças – para se engajar na campanha violenta dos jihadistas. Alguns por convicção religiosa, outros porque acreditam que, desta forma, podem ficar ao lado dos irmãos de fé. E há também aqueles atraídos pela aventura e pelo impulso de extravasar violência.


Mas uma coisa parece comum a todos os milicianos: eles recebem um salário. Um combatente comum ganha de 500 a 600 dólares por mês. Fazendo as contas, chega-se a uma soma considerável já nos escalões superiores. O EI também tem apoiado programas de caridade para beneficiar órfãos, viúvas e feridos. Segundo o jornal Al-Araby al-Jadeed, o grupo terrorista dispõe, em 2015, de um orçamento de pelo menos 2 bilhões de dólares.

Mas como o EI consegue esse dinheiro? Até o fim de 2014, a organização radical lucrava principalmente com a venda de petróleo. Tanto no Iraque quanto na Síria o grupo assumiu o controle de regiões petrolíferas. E apesar dos confrontos, as unidades de produção permaneceram intactas ao ponto de os terroristas serem capazes de continuar vendendo petróleo. De acordo com informações da revista Foreign Affairs, nos últimos meses do ano passado o EI chegou a produzir 44 mil barris por dia no Iraque e na Síria.

Nesse ponto, os ataques aéreos da aliança internacional liderada pelos Estados Unidos tiveram efeito imediato. Os aviões atingiram as estruturas de transporte e extração, comprometendo significativamente a comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança