segunda-feira, 4 de junho de 2012

Do preconceito dos filósofos

A história da Filosofia foi largamente banhada de sangue e jamais perdeu um certo odor de tortura e crueldade. É necessário reconhecer quanto horror há no esclarecimento, quando virado pelo avesso. Etnocentrismo e totalitarismo epistêmico existem desde o início da Filosofia na Grécia antiga. O que me motivou à discussão desse tema foi o anúncio do lançamento do livro Heidegger: The Introduction of Nazism Into Philosophy, de Emmanuel Faye, publicado originalmente em francês, em 2005, com o título Heidegger, l'introduction du nazisme dans la philosophie.
Faye, em busca de holofotes, propõe que a obra de Martin Heidegger, um dos mais importantes filósofos do século 20, seja abolida das bibliotecas universitárias e dos cursos de filosofia. Livros como Ser e Tempoou Introdução à Metafísica, por exemplo, poderiam ser estudados, no melhor dos casos, sob a categoria “História do nazismo”.
A filiação do filósofo alemão ao partido nazista é pública e notória. Não se pode negar (como fazem alguns de seus fãs) que ele foi reitor da Universidade de Freiburg durante 10 meses, no início do governo hitlerista, entre 1933 e 1934. E um estudo mais atento de sua obra mostra aproximações com a doutrina de Hitler, como por exemplo, o nacionalismo germanófilo e conservador. Em contrapartida, Heidegger apresenta diversas críticas ao nazi way of life – a questão da técnica, por exemplo. Mas os detalhes da obra heideggeriana não poderão ser discutidos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança